todo DIA

Dia das Mães | Influencers falam sobre maternidade e estilo

Luana Génot, Helen Ramos, Thai de Melo Bufrem, Camila Lucoveis, Carla Coutinho e Camila Maria dividem os prazeres e os desafios de ser mãe

Criado em: 05/05/2021 | Editado em: 30/11/2021

Ser mãe traz muitos prazeres e desafios na vida de uma mulher, são sentimentos que começam desde a gestação com muitas mudanças internas e externas, passando pela revisão do que faz sentido manter dentro ou fora do guarda-roupa… Por isso, escalamos um time de influenciadoras para compartilharem tudo sobre maternidade e moda. Vem ver:

A Luana é diretora executiva do ID_BR – organização sem fins lucrativos comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial. A maternidade mudou a sua vida de diversas formas. “Caminhar junto, crescer junto, na época, amamentar, agora o processo de educação, fazer o dever de casa junto… É olhar o futuro e entender qual futuro a gente quer construir juntas e qual legado que eu, como profissional, estou construindo para essa nova geração que vai muito além da minha filha.”

O trabalho de Luana no Instituto tem influência direta na criação de sua filha Alice, com a pauta da igualdade racial. “Acredito que pais, mães e outros responsáveis podem procurar se educar mais sobre o que é raça, o que é racismo. Todos nós precisamos! Isso não nos foi dado nas escolas, então quando a gente procura uma educação antirracista, a gente começa a descobrir uma forma de pensar o mundo além daquele que nos foi ensinado. É se autoeducar sobre a pauta antirracista, comprar mais de pessoas negras e entender que as suas escolhas estão completamente direcionadas para a pauta antirracista, todas elas”.

Muita gente deve conhecer a Helen Ramos pelo seu trabalho como atriz, roteirista, diretora e integrante do podcast Calcinha Larga. Helen levanta a bandeira da maternidade com muita franqueza. “É a maior mudança que pude ter experiência. Costumo dizer que no parto do meu filho eu morri, e quando ele nasceu eu nasci também, de novo”.

Em relação ao seu estilo, mais transformações aconteceram na vida da mãe do Caê. “Nos primeiros anos, fiquei mais básica, mais prática. Tive uma relação mais consciente sobre o que gosto de usar, o que combina com meu cotidiano. A correria me fez bater um olho na roupa e já entender se ela vai me cair bem ou não. E olha, quase nunca errei. A roupa que eu uso precisa abraçar a Helen que sou, e também me ajudar a dar um up ali na autoestima com muito conforto.

A Thai vale o clique no botão de follow no Instagram. Os seus posts são bem-humorados e os vídeos com Marcelorenzo (brincadeira com os nomes dos filhos Marcelo e Lorenzo) chamam a atenção dos seus mais de 100 mil seguidores. Radicada em Curitiba, não tem vergonha de dividir sua intimidade com honestidade. “Eu uso o humor para rir das minhas mazelas. Isso não significa que sou bem humorada. Na hora, sou mal humorada e em seguida uso o humor para me libertar da culpa. Como me liberto, tenho o dever de libertar outras mães através do meu trabalho na internet”.

Thai engravidou com 3 meses de namoro do seu marido, aos 22 anos. “Ser mãe tão nova foi um susto. Nasce um filho, nasce uma mãe mas também nasce um novo eu, visto que ser mãe é mais uma das nossas facetas.” Quando o assunto é moda, as suas roupas ajudam a reforçar sua personalidade. “Antes de ser mãe, eu sou a Thai e as roupas que uso dizem e me relembram disso todos os dias. Meus filhos vão ter a imagem de uma mãe que foi fiel a si, pois quero que eles também sejam fiéis a eles. Só podemos amar o outro de forma saudável quando nos amamos”.

Camila Lucoveis é mãe com outra mãe, a Laura. Ela é ativista da dupla maternidade, amamentação e criação consciente e coloca tudo isso em prática com a pequena Lavínia. “Me lembro como era no primeiro ano de vida da nossa filha, estávamos sempre as três juntas. A Lavínia foi uma criança muito desejada pelas duas mães dela, e embora a sociedade teime em diminuir a maternidade da mãe não gestante, nunca nos abalou, pelo contrário, sempre nos motivou a continuar ocupando espaços e dizendo: nossa família existe e resiste!”.

A hora de montar looks não só passou por alguns ajustes, como também trouxe uma reflexão sobre as roupinhas da Laví. “Meu estilo hoje em dia tem várias facetas, quando estou com a minha filha gosto de usar roupas confortáveis e práticas, ainda amamento e preciso usar roupas que facilitem isso no dia a dia. Com o estilo da Lavínia buscamos ao máximo nos afastar de estereótipos de gênero e deixá-la livre e com roupas confortáveis que sejam ótimas para brincar e que passe a personalidade dela.

Carla Coutinho é consultora de imagem e de estilo, e tem como grande paixão ajudar a conquistar o armário ideal para cada pessoa que atende. Nada melhor do que ela, mãe de duas meninas, para nos contar sobre a sua relação com a moda. “Na minha juventude fui atleta e me esqueci um pouco do feminino, com o nascimento das meninas e observando-as brincar de passar batom, pintar unha, usar acessórios… Me dei conta de que eu precisava resgatar a minha feminilidade. Comecei a querer me encontrar na moda e usar a moda como ferramenta a meu favor. Hoje me considero uma mulher madura e realizada em relação a minha imagem, isso é libertador!”.

A campanha de Dia das Mães da Hering, No Ritmo das Mães do Brasil, fala sobre as mulheres que nos trazem sorte. O que dá sorte na vida da Carla? “Me considero muito sortuda por ter saúde e uma família com muito amor, ter um casamento feliz com amor recíproco, um círculo do bem, que me protege e sempre vai renovando as energias e assim traz sorte”.

A Camila deu à luz a Georgia nesse ano e a novidade da gravidez veio num momento para lá de desafiador. “Em meio ao caos da pandemia eu recebi a notícia mais linda que seria mãe, e ela chegou para completar a nossa família. Intenso, senti muita necessidade em ver pessoas e compartilhar o que estava sentindo, o que não foi possível. Mas recebi muito afeto mesmo que à distância.”

Com a emoção do seu primeiro Dia das Mães, vem também a vontade de ter um dia tranquilo ao lado da sua bebê. “Desde que descobri a gravidez eu brinco que coisas boas vieram junto com essa descoberta. Tenho sorte de ter encarado a maternidade assim, e estar tendo um puerpério tranquilo na medida do possível (risos).

Feliz Dia das Mães para as mulheres que mais nos trazem sorte!

Avatar do Autor

Beatriz Falcao


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.