todo BÁSICO

Belezas Brasileiras: entrevista Aline Bispo

Confira a entrevista com a artista sobre a sua coleção criada com a Hering

Criado em: 08/02/2022 | Editado em: 08/02/2022

A Hering lança a coleção-cápsula especial “Belezas Brasileiras”, repleta de estampas significativas inspiradas na brasilidade, fruto do talento da artista Aline Bispo. E sabe o que deixa tudo ainda mais especial? Parte das vendas desse lançamento será revertida ao ID_BR e suas iniciativas de inclusão racial.

As estampas de Aline celebram as belezas presentes na diversidade brasileira, na ancestralidade da terra, nos corpos, frutos e sementes. Tudo em modelagens fluidas, que são perfeitas para o verão.

Ao longo de sua trajetória, a artista e ilustradora investiga temáticas que cruzam a miscigenação do país, gênero, sincretismos religiosos e etnia. E tem mais, ilustra a coluna de Djamila Ribeiro, na Folha de São Paulo e é reconhecida por diversos projetos, como a ilustração da capa do livro best-seller, Torto-Arado, de Itamar Vieira Junior. Continue a leitura para ler a nossa conversa com ela!

Como funciona o seu processo criativo?

Aline Bispo: Hoje, divido meu processo criativo em duas etapas-chave que se desdobram em outras. A primeira é a etapa indireta, que basicamente é sobre viver a vida e tudo o que eu posso consumir e absorver, consciente de que aquilo será usado e refletido em algum projeto específico ou não. Sendo assim, estou sempre passando por experiências e escrevendo sobre o que vivo, vejo e acho especial. Coisas como literatura, viagens, filmes, diálogos, música, cozinhar, saber das novidades ou andar pela cidade, estão entre esses processos. Depois, essas investigações se desdobram na segunda etapa, que é a mais direta, quando coloco a mão na massa no ateliê, onde consigo fazer estudos, testes de materiais, suportes e cores que viram diversas criações.

Ilustradora aline bispo, em pé olhando para a câmera e vestindo um vestido estampado da collab "belezas brasileiras" que fez com a Hering

Qual foi a sua inspiração para a campanha Belezas Brasileiras? Você vê beleza em quê?

Aline: A inspiração para a campanha Belezas Brasileiras veio do encontro da minha pesquisa acerca da construção e formação étnica brasileira com a pesquisa sobre a formação dos nossos biomas naturais, nossa culinária e nossa fauna e todas as belezas que existem nesses espaços e pessoas.
Eu vejo beleza em nosso país, nas histórias ancestrais que formam nossa terra, na diversidade dos povos brasileiros, na multiplicidade que temos em nossa fauna e na riqueza da flora brasileira. São diversos os espaços e corpos que resistem a muitas coisas e é algo muito bonito toda essa força e pluralidade.

Gif onde vários modelos negros estão vestindo roupas estampadas da Hering da collab com Aline bispo

O que Hering e Aline Bispo têm em comum?

Aline: É a paixão pelo Brasil, nutrimos um carinho muito especial pelo povo que vive nesse país.Também acreditamos na importância de se reinventar o tempo inteiro e de ver beleza em múltiplas formas!

O que mais te inspira em ser uma artista mulher?

Aline: É saber que minha verdade será transmitida com um olhar feminino e que irá contar minha história em tudo o que eu fizer. A história de uma mulher, o que significa sair de alguns padrões impostos também nos meios artísticos e fez com que muita gente não se sentisse parte dos espaços de Arte. Para mim, essa inspiração surge em muitas coisas, mas é especialmente motivada pela crença de que eu e outras artistas poderemos criar novas narrativas possíveis para quem vier depois.

Quais são suas principais referências para o seu trabalho?

Aline: Muitas pessoas são referência para o meu trabalho e não apenas no campo das artes, como me interesso por muitas coisas, tem muita gente que contribui para o meu repertório, como a cantora Juçara Marçal, a filósofa Djamila Ribeiro e a estilista Naya Violeta. No campo das artes, artistas como Rosana Paulino, Grada Kilomba, Ana Mendieta, Renata Felinto, Dalton Paula, Maxwell Alexandre, Oga Mendonça e Hariel Revignet são muito importantes para a construção do meu trabalho, tanto como inspiração, quanto como nos aprendizados e dicas que surgem em diálogos.

CONFIRA A COLEÇÃO

Veja também

Avatar do Autor

Beatriz Falcao


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.