todo BÁSICO
O Básico pelo Brasil: diário de viagem
Confira o relato de Luiza Brasil em sua jornada por diferentes regiões do país
Criado em: 17/03/2022 | Editado em: 01/04/2022
Nascida em Niterói, no Rio de Janeiro, Luiza Brasil é jornalista, pesquisadora do universo da Moda e Comunicação e pioneira na criação de conteúdo criativo. É a idealizadora do Mequetrefismos, plataforma digital que, desde 2015, impulsiona pessoas e trabalhos com foco no protagonismo negro. Articulada e curiosa, o principal objetivo de seu trabalho é abordar pautas relevantes com narrativas transformadoras. E é por (tudo) isso que Luiza também é apresentadora da nossa campanha “O Básico pelo Brasil”.
Para o Hering Todo Momento, a comunicadora traz um resumo das personalidades que conheceu nessa viagem pelo país, assim como suas percepções sobre as histórias reais e para lá de inspiradoras. Vamos lá? Continue a leitura para saber mais sobre esses encontros e narrativas tão especiais.
por Luiza Brasil
Prazer, Brasil!
Carregar em meu sobrenome o nosso país sempre me deu um senso de responsabilidade imenso com o ato de ser brasileira. Desde criança, entendia como se fosse o comprometimento com um cargo, me sentia uma representante extra-oficial da nação. Talvez, o meu recorte de mulher negra que ajuda a personificar esta narrativa e, posteriormente, o meu talento para comunicar, exercitado com o jornalismo, tenham estreitado ainda mais este caso de amor pelo Brasil – e principalmente pelas pessoas que ajudam a construir cada pedacinho daqui com a sua inventividade, malemolência, borogodó e gingado – e bota gingado nisso!
Somos filhos de Lecis, de Racheis, de Juremas, de Marias, de Neides, de Carolinas… e não digo isso pela vertente biológica, não! Somos uma “mátria” de mulheres altamente inspiradoras, que ajudam a erguer (e manter) o melhor de nós com muita sabedoria e uma força visceral.
Nesta segunda temporada de “O Básico Pelo Brasil”, série de documentários da Hering da qual orgulhosamente sou âncora, o que mais me encantou das trocas foi captar a pluralidade do nosso feminino e, em todas as suas nuances, não faltou poder, personalidade, criatividade e muita beleza: tanto nos traços que demarcam em cada uma das convidadas a multiplicidade de ser brasileira, quanto na forma como se conduz a vida.
Dizem que ter talento é sobre a equação que envolve aptidão, prazer, tranquilidade na realização e, além disso, obter excelência nos resultados. Eu acrescento a esta lista a importância de confiar no seu lado mais sensitivo e o faro para perceber o espírito do tempo e não deixar as oportunidades escorrerem pelas mãos. E em todas estas características, nossas personagens são verdadeiras mestras!
Seja na generosidade de transmitir conhecimento da Joice Berth, na disrupção das irmãs Luiza e Camila de Alexandre, na coragem da Yentl, na poesia do Samba que Elas Querem, na sensibilidade da Mieko, na ousadia de Isabel, na dedicação da Carin, na resiliência da Natália e da Renata. Mulheres que transformam o que está ao seu redor, seja em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, seja em Cunha, seja em Paraty, seja em qualquer avenida, esquina, beco, zona rural ou litoral deste país.
Se temos talento para sermos felizes? Diante de tantos obstáculos, podemos dizer que sim. Mas prefiro me apegar a ideia de que estamos construindo como legado para as futuras gerações de meninas e mulheres brasileiras a habilidade destemida de seguirem sua intuição sobre o que é a felicidade e a simples liberdade da escolha como nossa principal ferramenta de poder, no Brasil e no mundão!
Luiza Brasil
Confira tudo sobre O básico pelo Brasil aqui!
LEIA TAMBÉM
Tayrine Carvalho