todo MUNDO
Minimalismo no fim de ano
Como ser minimalista nas comemorações de fim de ano pelo time Menos 1 Lixo
Criado em: 17/12/2021 | Editado em: 21/12/2021
Hering e Menos 1 Lixo não só se uniram para a nova linha de peças Reuse, mas também para uma série de conteúdos especiais sobre o universo da sustentabilidade aqui para o Hering Todo Momento!
A coleção Reuse tem roupas feitas de fibras recicladas, que garantem a diminuição de resíduos e do uso de água em sua produção, ao lado do copinho Menos 1 Lixo: retrátil, reutilizável, compacto e pensado para te acompanhar em todos os lugares.
A Menos 1 Lixo é a principal plataforma de disseminação de práticas sustentáveis do país. Um movimento de educação ambiental que transformou a sustentabilidade em um assunto desejável e fez do copinho retrátil que criou, um ícone de desejo e um novo comportamento de consumo. Continue a leitura para entender como é possível ser minimalista nas festas de fim de ano:
por Menos 1 Lixo
Dezembro começa e o clima natalino passa a fazer parte da nossa rotina: pinheirinho, pisca-pisca, listas de confraternizações, presentes e comidas especiais. Com tantas alternativas e expectativas para essa data comemorativa, pode ser difícil focar em prioridades e curtir um fim de ano sem estresse, não é? É nessa hora que o minimalismo entra em cena para nos ajudar a ter um fechamento de ciclo com mais significado e responsabilidade.
Lidar com o período festivo de forma consciente é alinhar a intencionalidade do seu estilo de vida com as demandas do coletivo.
Ter um estilo de vida minimalista pode ser visto de diferentes formas dentro da filosofia “menos é mais”. O surgimento do movimento começou na década de 60, muito inspirado nas artes plásticas, no design, na música e na arquitetura. A ideia era criar uma linguagem universal, para que todos fossem capazes de entender através de peças feitas com o mínimo de recursos, cores e formas. Surge assim uma linha de pensamento onde os excessos deram espaço à funcionalidade e à estética.
Com o tempo, esse estilo de vida moldou todas as áreas de consumo e comportamento. Na moda, entendemos a calça jeans, a camiseta branca, o blazer, como peças versáteis que perpetuam gerações. O minimalismo também está interligado com a cultura japonesa. Em “Ikigai: os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz”, do escritor Ken Mogi, o termo sustentabilidade tem a ver com sustentar, dar suporte, dar apoio. “Ikigai” significa razão de viver, colocando o minimalismo como uma possibilidade de sustentar a moda de forma durável e consciente, nunca o contrário.
O desequilíbrio acaba sendo o grande contraponto. De um lado, a necessidade de estar junto, compartilhar momentos, se conectar à natureza, sonhar, viver o presente. Do outro, o fator sociológico do acúmulo, ter 30 blusas no armário e achar que precisa de mais. Ainda mais nessa época do ano, onde os excessos são percebidos de todos os lados. Mas a gente acredita que dá pra repensar hábitos e deixar o minimalismo protagonizar.
Bora para a prática? Então confere as dicas abaixo.
A decoração minimalista foca na essência da data e da celebração, evitando elementos exagerados e apostando em um décor suave, simples e básico, observando a funcionalidade de cada peça atrelada à estética do ambiente.
Parece difícil deixar de lado as expectativas externas e até mesmo a cultura de uma mesa farta, mas é importante considerar valores, prioridades e dar permissão a si mesmo sobre estabelecer limites e criar novas tradições. Ao criar uma ceia de Natal sem desperdícios, defina o que significa “suficiente” para você, seu bolso e para o planeta. Alinhe essa festividade de acordo com um jantar minimalista. Será mesmo que precisamos de diferentes tipos de biscoitos, bolos e massas na mesa?
Uma aposta interessante é usar looks minimalistas para o Natal. Muitas pessoas adaptam seu guarda-roupa para o formato de armário cápsula, então não faz sentido comprar uma nova peça para usar apenas nesta data. É bem melhor, para o seu bolso e para o planeta, aproveitar uma das peças que já está pronta para ser usada no seu armário cápsula.
Outras pessoas optam por presentes minimalistas, mais básicos, duráveis e funcionais. O consumismo exacerbado não permite entender que neste momento não precisamos mais de tantas coisas, e sim de pessoas e momentos. Procure colocar as pessoas antes das coisas, focar em presentes duráveis, que façam sentido para a pessoa e que comunique a mensagem que você quer passar.
Que tal presentear com uma peça de roupa Reuse para começar um armário cápsula? Ou dar um copinho retrátil do Menos 1 Lixo para a rotina sustentável da pessoa que você ama? E ajudar a plantar uma árvore e manter uma floresta em pé a partir de algum projeto social? Alternativas não faltam, precisamos enxergar a partir de novas lentes, com mais responsabilidade e força de regeneração.
Seja uma festa de Natal com presentes básicos, decorações assertivas e simples, ceias sem desperdício ou looks minimalistas, uma maneira de comemorar não é inerentemente melhor ou “mais minimalista” que a outra. O minimalismo é uma filosofia de vida e comportamento, não uma corrida para ver quem consegue sobreviver com a menor quantidade de coisas. Menos é mais consciência.
Qual o seu propósito neste Natal e que pegada você quer deixar no planeta?
VEJA TAMBÉM
Beatriz Falcao