todo VOCÊ

Filmes das últimas edições do Oscar para assistir

Prepare-se para a premiação mais importante do cinema com essas 6 sugestões!

Criado em: 23/03/2022 | Editado em: 23/03/2022

Nastacha de Avila é publicitária, apaixonada por literatura, cinema e música e também co-criadora da salvo. A salvo é uma curadoria incrível de conteúdos: para ajudar pessoas a terem boas experiências por meio de livros, filmes, playlists, séries, drinks, restaurantes e mais.

Com a premiação do Oscar no domingo, 27 de março, Nastacha contou ao Hering Todo Momento sobre 6 filmes interessantes para assistir, entre filmes indicados ao Oscar 2022 ou premiados na edição anterior, quase todos diretamente do sofá da sua sala, além de compor looks inspirados em cada um desses filmes com as novidades de roupas da Hering. Vem ver:

por Nastacha de Avila

Sempre fui apaixonada por cinema, principalmente o “cinema de autor”, aquele em que os filmes que refletem a personalidade artística do(a) diretor(a) ou do(a) roteirista, ou seja, que o(a) cineasta possui um estilo inovador e singular, como Almodóvar, Hitchcock, Tarantino, Bergman, Ducournau, entre muitos outros.

Porém, quando a salvo nasceu em 2020, precisei escrever sobre cinema com uma grande regularidade: tudo isso para poder dar as melhores dicas de filmes nos mais variados serviços de streaming. E mesmo gostando do assunto, foi necessário um aprofundamento: passei a virar uma consumidora de podcasts sobre o tema, seguir perfis no Instagram que falam muito bem do assunto, além de fazer alguns cursos. De lá para cá, a salvo realizou diversos clubes do filme (discussões mensais sobre uma obra específica) e já fez quase 100 posts relacionados à sétima arte.

Refletindo esses dias, observei que mesmo as pessoas que apreciam bons filmes, nem sempre sabem onde encontrar opções certeiras, principalmente nesse momento em que vivemos: são vários streamings competindo, um catálogo quase infinito. Aproveitando a proximidade da premiação do Oscar 2022, fiz uma pequena curadoria para você: selecionei alguns filmes interessantes para assistir, quase todos diretamente do sofá da sua sala! Vamos lá?

A Filha Perdida (2021) – filme indicado a 3 Oscars em 2022

Disponível na Netflix
Sinopse: “As férias pacatas de uma mulher à beira-mar mudam de rumo quando sua obsessão por uma jovem mãe hospedada nas proximidades traz à tona antigas lembranças.”

Um dos meus preferidos do ano até o momento! Baseado no livro homônimo de Elena Ferrante, “A filha perdida” é a estreia de Maggie Gyllenhaal como diretora de cinema e conta com um elenco feminino excelente (não é à toa que Olivia Colman foi indicada na categoria Melhor Atriz e Jessie Buckley foi indicada na categoria de Atriz Coadjuvante). O filme causou um furor nas redes sociais quando foi lançado em dezembro de 2021 por falar sobre o lado não romântico da maternidade e sobre a mulher que existe “além do papel de mãe”. Recomendo que você assista e, depois, dê uma olhada nesse post, com uma análise mais profunda a respeito das questões levantadas.

King Richard: Criando Campeãs (2021) – filme indicado a 6 Oscars em 2022

Disponível na HBO Max
Sinopse: “King Richard acompanha a jornada de Richard Williams, um pai incansável que foi fundamental na criação de duas das atletas mais talentosas de todos os tempos e que mudou o tênis para sempre.”

Para quem gosta de ver as dores e os desafios de se construir uma grande história de sucesso. O filme não só é baseado no pai das tenistas Venus e Serena Williams, como foi produzido por elas, juntamente da irmã, Isha Prince. Sei que o figurino apenas retrata a época (e muito bem, pois nas cenas finais são apresentadas fotos reais dos eventos para podermos comparar), mas eu adoro o mood 80’s-90’s. A atuação de Will Smith rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator, será que esse ano ele leva?

Licorice Pizza (2021) – filme indicado a 3 Oscars em 2022

Nos cinemas
Sinopse: “Alana Kane e Gary Valentine crescem e se apaixonam em San Fernando Valley, na Califórnia, em 1970.”

Ah, que grande motivo para voltar a frequentar os cinemas: um filme de autor (como comentei no início deste artigo)! Um cenário nostálgico que retrata a Califórnia nos anos 70, onde o diretor Paul Thomas Anderson cresceu. Uma história leve sobre se aventurar. Inclusive, talvez seja esse o objetivo do diretor: não espere um roteiro linear, permita-se assistir a situações inesperadas, com humor e grandes atuações, além de ouvir uma trilha sonora impecável.


Bela Vingança (2020) – filme indicado a 5 Oscars e vencedor na categoria Melhor Roteiro Original em 2021

Disponível na Globoplay
Sinopse: “Cassie (Carey Mulligan) é uma mulher com muitos traumas do passado que frequenta bares todas as noites e finge estar bêbada. Quando homens mal intencionados se aproximam dela com a desculpa de que vão ajudá-la, Cassie entra em ação e se vinga dos predadores.”

O que leva uma mulher a simular absoluta vulnerabilidade para poder encarar frente a frente homens da pior espécie, colocando-se em risco, inclusive? É o que queremos entender a respeito de Cassie, alguém que possuía um passado promissor em uma faculdade de Medicina e hoje trabalha em um café. Tenha um pouco de paciência até a história se revelar e prepare-se para um grande final.

Druk: Mais uma rodada (2020) – filme indicado a 2 Oscars e vencedor na categoria Melhor Filme Estrangeiro em 2021

Disponível na Globoplay
Sinopse: “Quatro professores descontentes testam a teoria de que, ao manter um teor constante de álcool no sangue, suas vidas irão melhorar. No início, tudo parece funcionar, mas rapidamente as coisas saem do controle.”

Eu amo esse filme, pois ele não tem falso moralismo: sim, os protagonistas sofrem com a decisão de realizarem o experimento, porém seus extremos refletem não apenas as consequências do uso de álcool, mas questões mais complexas do momento de vida de cada um. Não é um filme hollywoodiano e, por isso, uma oportunidade para você conhecer produções de outros países, além de ter um final catártico.

DICA BÔNUS: Aquarius (2016) – filme brasileiro que concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes, uma das maiores premiações do cinema mundial

Disponível na Netflix
Sinopse: “Uma jornalista aposentada enfrenta uma construtora que quer comprar e demolir seu apartamento, o último de um prédio antigo que fica à beira da praia.”

Não, você não leu errado, Aquarius realmente não concorreu ao Oscar, mas achei importante valorizarmos uma das melhores produções do cinema nacional dos últimos anos que, por sorte, está a “um streaming de distância”. O longa foi escrito por Kleber Mendonça Filho e tem como um de seus principais cenários a bela Praia de Boa Viagem, no Recife. Aquarius conta a história de Clara (Sônia Braga), uma jornalista aposentada e escritora, viúva com três filhos adultos e avó. Ela mora sozinha em um condomínio em frente ao mar, que leva o mesmo nome do filme. Com um apartamento recheado de discos e livros, seu prédio é o último de estilo antigo da Av. Boa Viagem e está em risco: uma construtora insiste em querer demolir. Um filme bonito, que simboliza a resistência, com uma trilha sonora incrível e a fala que virou até meme: “Faz uma coisa, toca Maria Bethânia pra ela. Mostra que tu é intenso.”.

Acesse o site

LEIA TAMBÉM

Avatar do Autor

Beatriz Falcao


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.