todo MUNDO
Dicas para um guarda-roupa mais sustentável
Giovanna Nader ensina a cuidar do planeta por meio da moda
Criado em: 30/08/2021 | Editado em: 06/10/2021
Uma mente incansável, Giovanna Nader trabalha o tempo todo buscando soluções, alternativas e iniciativas para um mundo melhor. Em 2013, fundou o Gaveta, projeto de moda sustentável em que as pessoas trocam, entre si, roupas que não usam mais. Ela também se posiciona como influenciadora para promover mudanças significativas no mundo e claro, todas essas descobertas são compartilhadas no Instagram @giovannanader.
Além de toda apresentação, Giovanna faz parte do Básico Original, nosso movimento em que a camiseta básica da Hering passou a compensar duas vezes sua própria pegada de carbono por meio da conservação da Amazônia. Que tal uma leitura de pura inspiração? Vem ver:
Como incorporar a sustentabilidade ao comprar peças de moda?
A sustentabilidade na compra de roupas antes de tudo se resume a comprar apenas o necessário, sem excessos. Temos muito mais roupas no nosso armário do que de fato precisamos e os números de descarte são gigantes. Caso precise comprar, antes de tudo prezo pelo comércio justo, que significa apoiar uma marca que se preocupe com os direitos humanos e condições de trabalho de sua mão de obra.
O que fazer para as roupas durarem mais?
Para as roupas durarem mais é importante que cuidemos muito bem delas ao longo de sua existência. Isso vale tanto na etapa de lavagem, de secagem quanto na de como guardamos a peça. Para a lavagem e secagem, seguir a etiqueta de composição e lembrar que não precisamos lavar tanto nossas peças quanto de fato fazemos. Adoro usar os sprays antibacterianos que consigo pular algumas lavagens desnecessárias. Para guardar, se atentar se a peça não estraga em cabides, dobrar as calças em rolinhos para não criar vincos e por aí vai. No meu livro “Com que Roupa” dou várias dicas sobre como cuidar das suas peças.
O que fazer com roupas que não usamos mais?
Roupa nunca vai para o lixo. O que não usamos mais podemos vender, doar ou trocar. Aquilo que não tem mais uso porque já está muito velhinho pode virar paninho de chão, enchimento de almofada…
Como lidar com a sensação de que não estamos fazendo tudo que podemos pelo planeta?
Com muita calma, sabemos da urgência que temos na mudança, mas é preciso calma e foco. Não vamos mudar o mundo do dia para a noite e a angústia só nos paralisa ainda mais. E muita informação, esse é o primeiro passo: se informar sobre a realidade, ler, estar atento com as decisões políticas, ambientais. Ah! E apoiar e votar em políticos ambientalistas. As mudanças individuais têm o seu valor, mas só políticas públicas mudam de fato o mundo.
Aperte o play e confira o episódio de Giovanna na nossa websérie Básico é cuidar do Planeta:
Garanta sua camiseta Hering com C02 Negativo
Beatriz Falcao